ASHWAGANDA
Ginseng Indiano
Withania somnifera Dunal (WS), comumente conhecida como Ashwaganda, tem sido usada há séculos na medicina Ayurvédica para melhorar a vitalidade e aumentar a longevidade, sendo que cerca de 35 constituintes químicos já foram identificados, extraídos e isolados.
São diversos os mecanismos pelo qual age a Ashwaganda, visto a quantidade de constituintes químicos que possui. Os principais são:
–Anti estresse, tranquilizante e anticonvulsivante: o extrato de Withania somnifera contém substâncias, com efeito, gaba mimético que a define como tranquilizante e anticonvulsivante.
–Cognitivo: aumenta a capacidade cognitiva do cérebro, melhora a atenção.
–Tixotrópico: o extrato aumenta a atividade da catalase, neutralizando radicais livres que podem causar danos celulares. Além disso, resultados indicam que Ashwaganda pode ser útil no tratamento do hipotireoidismo.
–Imunomodulador: muitos estudos demonstraram o efeito imunomodulador da planta. Em testes com ratos foi observado que houve aumento da quantidade de leucócitos. Em casos de HIV, o extrato reduz a carga viral e aumenta a quantidade de células CD4, e assim tem uma significativa melhora sintomatológica.
–Hipolipedêmico: Ashwaganda reduz a concentração plasmática de triglicerídeos, LDL e aumenta a síntese de HDL, reduzindo o desenvolvimento de aterosclerose.
–Anticarcinogênico e radiosensibilizante: retarda o desenvolvimento de culturas de diferentes células como as do carcinoma de faringe ou de mamas e alguns outros neoplasmas.
–Rejuvenescedor: comprovou-se o aumento da concentração de melanina nos cabelos e redução dos níveis de colesterol no sangue. Houve também aumento da concentração de cálcio nas unhas e relatos dos pacientes de melhora no desempenho sexual.
– INDICAÇÕES
Artrite e reumatismo
Alcoolismo
Deficiência de atenção com hiperatividade
Situações psicotraumáticas crônicas